Jijoca de Jericoacoara

Jijoca de Jericoacoara

Jijoca de Jericoacoara, localizada a 300 km de Fortaleza, é uma das praias mais famosas do Ceará. O lugar foi descoberto recentemente pelos turistas, e até então era apenas uma aldeia de pescadores. O acesso é feito através das dunas devido ao fato de não existirem estradas apropriadas para o acesso de veículos. Este foi um dos motivos que ajudaram a manter a cidade longe dos roteiros turísticos no passar dos anos. Atualmente, mesmo com a falta de estradas continuar sendo um “problema” de acesso, pois desde 2002 é considerada uma área de proteção ambiental, a quantidade de turistas que visitam o local aumentam exponencialmente.

Para aqueles que não desejam colocar seu carro particular nas dunas, o que não é muito aconselhável pelo risco de atolamento, as companhias de turismo disponibilizam uma “jardineira”, que é um veículo 4×4 de grande porte.

Jeri, como é conhecida, possui cenários paradisíacos, pois está localizada entre as dunas e o mar. Por falar em mar, ele é calmo em suas praias de enseada e com ondas grandes nas de mar aberto. Uma curiosidade interessante é o fato de que se trata de um dos poucos lugares no Brasil onde é possível assistir ao sol nascer e se pôr no oceano, devido a sua localização peninsular. O lugar mais tradicional para assistir ao pôr do sol é a duna que está localizada próxima da vila, devido a sua altura e posição. Esta mesma duna tem destaque durante a noite de réveillon, por proporcionar uma visão privilegiada da queima de fogos.

Você não pode deixar de visitar duas atrações marcantes de Jijoca: a Pedra Furada e a Lagoa de Jijoca. A Pedra Furada é uma rocha de cerca de cinco metros de altura com um buraco esculpido pela ação da água durante o tempo. Já a Lagoa de Jijoca é uma formação das águas dos Córregos do Paraguai e do Mourão, que acontece devido á migração de dunas móveis na planície costeira.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *