Todos os anos durante o inverno São Joaquim é lembrada por todos devido ao seu frio intenso e com neve. Basta percorrer cerca de 240 km vindo de Florianópolis para conhecer essa cidade que não tem apenas as temperaturas negativas como atração turística. Esse município catarinense possui menos de 30 mil habitantes que tem o privilégio de poder morar a mais de 1300 metros de altitude e degustar excelentes vinhos que são marcados por esse conjunto de fatores tão específicos dentro do Brasil.
São Joaquim é a Capital Nacional da Maçã e a SANJO é uma cooperativa que produz mais de 34 mil toneladas por safra. Também é possível visitar a área de processamento e adquirir produtos na própria fábrica. Apesar da maçã ter bastante destaque na cidade o que nos fez visitar a região foi outra fruta: a uva.
Depois de passar pela incrível Serra do Rio do Rastro, com suas curvas inclinadas e estreitas que proporcionam uma vista extraordinária do vale, chegamos em um lugar que nos supreendeu muito devido a qualidade e diversidade de vinhos da região, onde Villa Francioni, Leone di Venezia e Villaggio Bassetti são algumas vinícolas que se destacam.
Caso o seu interesse também seja em visitar as vinícolas o passeio pode ser feito durante o ano todo, mas se o objetivo é pegar um friozinho a melhor época do ano é entre junho e setembro.