Dublin é a capital e maior cidade da República da Irlanda. Localiza-se na costa oriental da ilha, na província de Leinster. Desde 1898 possui nível administrativo de condado (county-boroughs). Seus limites são os condados de Fingal a norte, Dublin meridional a sudoeste e Dun Laoghaire-Rathdown a sudeste. Encontra-se na foz do rio Liffey, na baía de Dublin. Tem uma população de aproximadamente 500 mil habitantes na cidade e sua àrea metropolitana possui em torno de 1.600.000 habitantes. Foi fundada pelos vikings que a dominaram até 1170.
Opinião do autor:
Dublin com certeza não é um dos primeiros lugares na nossa lista de lugares que queremos conhecer antes de morrer, mas mudamos idéia assim que chegamos. É uma cidade muito acolhedora, de povo simpático e receptivo. Como já foi visto no texto acima, a cidade não é grande, porém é repleta de atrativos para serem visitados, principalmente vivenciados. Se você procura parques repletos de flores e uma temperatura agradável, visite a cidade no verão europeu. No entanto, para os que procuram frio e neve, o melhor período é o inverno. Independentemente da estação, a noite é sempre muito agitada e calorosa em seus inúmeros pubs, com ótimas cervejas e boa música irlandesa, é claro!
Dicas:
– Pode-se considerar Dublin um turismo barato comparado com seus países vizinhos, como a Inglaterra, por exemplo;
– A cidade disponibiliza ótimos meios de transporte, tais como ônibus, trens e bondes. O taxi só fica para a saída do pub;
– Dublin é um exemplo de educação. Portanto, fique atento às regras da cidade, como por exemplo jogar chiclete no chão. Este tipo de infração resulta em uma multa de 150 euros.